segunda-feira, 31 de maio de 2021

Sobre confiança

 

Recentemente, vi o filme indicado ao Oscar “Meu Pai”, com Anthony Hopkins. A obra nos transporta à confusão mental vivenciada por um idoso com Alzheimer. Ele mistura rostos e nomes, lugares e fatos, sem conseguir se situar no tempo e no espaço. É um processo bastante sofrido para o doente e seu entorno. Fiz uma associação com o livro “A Profecia Celestina”, presente de um amigo querido, que terminei há pouco tempo também. No início do livro, que propõe uma espécie de despertar espiritual, o protagonista observa as estranhas coincidências que ocorrem em sua vida e explica como tudo parece conduzi-lo a seu destino. Assim, pessoas e situações vão lhe guiando para as próximas etapas de seu aprendizado.

 

Se pararmos pra pensar, a vida é isso mesmo: uma série de acontecimentos que vão se conectando e pessoas que vamos encontrando para diversos tipos de trocas de experiência. O que acontece quando a gente adoece? Todos os dias parecem meio iguais porque fugimos da nossa rotina. Tendemos a nos sentir inúteis, parasitas sociais. O mundo fica esquisito, um lugar inseguro porque não estamos bem e não conseguimos mais estabelecer conexões com lugares, coisas e pessoas como antes. É isso o que acontece com Anthony no filme. Então, ele mergulha em sua própria mente e se perde em sua confusão interior. Se pudesse ainda confiar na palavra da filha e das enfermeiras que cuidam dele, será que seu quadro não melhoraria e ele conseguiria obter certa qualidade de vida nos anos que lhe restam?

 

Não quero aqui ser cruel e culpabilizar a pessoa doente. Trata-se de um processo inconsciente e muito, muito sofrido. Essas pessoas devem ser acolhidas e bem tratadas. Porém, o meu ponto é: não seríamos pessoas muito melhores, uma sociedade muito melhor se simplesmente confiássemos mais um nos outros, se nos entregássemos ao fluir natural da vida, aceitando as mudanças e novas perspectivas que se abrem aos nossos horizontes? O mesmo amigo que me deu o livro disse, em certa ocasião, uma frase interessante: “O Universo nos providencia as ferramentas que precisamos pra nossa evolução”. E é verdade, se a gente passar a reparar. Mas você confia em mim, cara(o) leitor(a)? Espero que sim. Porque precisamos disso. Ainda mais nesse momento histórico que vivemos. Precisamos confiar que vai passar, mas por enquanto ainda temos que nos proteger, cuidar da gente e dos nossos. Confie. Vai passar sim. Assim que cada um fizer a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário