sexta-feira, 8 de julho de 2022

Resenha: Um encontro no rio dentro do rio

 

“Um encontro no rio dentro do rio”, de Tania Afonso Chaves, é um livro intimista, de muitas (auto)descobertas e metáforas bonitas. Tudo começa quando Valentina decide escrever um livro. Nesse processo, ela se reencontra consigo mesma, especialmente quando decide viver na floresta com sua filha, Aurora Boreal. Através do contato com a natureza e com ajuda da sabedoria da velha Josefina, ela se liberta de antigos padrões e consegue dar forma à sua história.

Valentina cresceu num mundo “encaixotado”, pois esse era o trabalho de seu pai, muito metódico, realista. Perto de sua morte, ela diz: “Papai, obrigada pela ética, pelo compromisso, pelo senso de responsabilidade. Sigo com eles, deixo as caixinhas para trás”.

Já quando está vivendo na cabana com sua filha, ela confidencia em uma carta à mãe: “É, dona Beneditina, não tenho mais tempo para distrações. No cotidiano, não me permito mais excesso de tarefas ou me entorpecer para não acessar as emoções. Estou criando espaços e tempos para me deitar na grama, caminhar, meditar junto ao caquizeiro”.

Aurora Boreal, através de seu olhar puro de criança, também lhe ensina muito. Ela observa a natureza e enxerga universos, contesta as convenções, ao querer se vestir de sunga, em vez de biquíni, gosta de “ser gente” e tem o espírito aventureiro. Valentina relata: “O olhar dela é como um farol me apontando direções”.

Ao longo de seu breve, porém intenso e sensível relato, a protagonista nos conta dos desafios e dos encantos de estar em contato não só com a natureza externa, mas especialmente com a interna. E nos encantamos e nos redescobrimos junto com ela, compartilhando de seu amor pelos livros e pelas pessoas.

O romance está à venda pelo site da Amazon e vale muito a pena a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário