terça-feira, 20 de julho de 2021

Sobre meditar

 

Inspire... Expire... E não pense em nada. Certo? Errado. Meditação não é sobre não pensar em nada: é muito mais sobre não se prender a nenhum pensamento e deixar fluir. Mas leva um tempo até entender isso, especialmente na prática.

Comecei a meditar junto com a prática de yoga, em 2018, após uma crise de ansiedade. Senti que aquilo poderia me ajudar, me daria a paz de que necessitava. Depois se tornou um ritual diário: medito todas as manhãs e/ou noites. Pelo menos uns cinco minutinhos pra começar bem o dia ou pra ir dormir mais tranquila. Costumo fazer a meditação guiada ou o Hoponopono no japamala (uma espécie de terço indiano). E realmente me ajuda muito, já consigo diminuir o nível de estresse e encontrar meu eixo com mais facilidade.

Porém, isso não quer dizer que o exercício, tão saudável para o corpo e o espírito, não envolva os seus desafios. No início, parece que o tempo não passa e que não vai funcionar. Quando o instrutor fala pra relaxar e aquietar os pensamentos, abrir mão do controle e não fazer esforço, já bate aquele desespero: mas, gente, como faz isso? Socorro!

Quem me conhece superficialmente acredita que eu sou super tranquila e por isso tenho facilidade com esse tipo de prática. A verdade é que posso ser bastante impaciente e impulsiva (quem nunca?) e justamente por isso preciso meditar. “Ah, não tenho paciência pra essas atividades paradas...”. É pra esse tipo de pessoa que a prática é mais útil. Pra todos, na verdade. Mas com calma. Sem pressão. Vai no seu tempo. Até porque meditar não é só sentar em postura meditativa. É possível meditar lavando a louça, limpando a casa, ouvindo música... Meditar é ter atenção plena. Viver o momento presente. Bonito, não é? Não custa tentar, pois só faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário