sábado, 13 de fevereiro de 2021

Sobre o que nos move

 

O que você faria se não tivesse nenhuma outra obrigação? Por um momento, esqueça o trabalho, os cuidados com a casa e a família, as cobranças por resultados, deixe isso tudo de lado. Você está de férias, férias eternas da rotina. E aí, como seriam os seus dias? Tente resumir tudo a uma ou duas atividades essenciais. Conseguiu? São coisas que você faz todos os dias, em meio aos caos rotineiro? Se a resposta é não, alguma coisa errada não está certa.

Pra mim, a resposta seria fácil: escrever e ler. Meu sonho de consumo é não precisar fazer mais nada da vida. E yoga pra relaxar. O resto seria acessório. Mas me peguei numa rotina esquisita em que dedicava pouquíssimo tempo à literatura. Claro, a pandemia mexeu com o nosso emocional e bagunçou nosso cotidiano, deixando todos cansados e sobrecarregados. Mas não foi só a pandemia, nosso novo bode expiatório. Antes disso eu já estava num ritmo de leitura e escrita bem irregular. E vivia reclamando disso. O que fazer? Bem, a solução é simples: passar mais tempo lendo e escrevendo, certo? Verdade que gastei alguns meses procurando os óculos que estavam o tempo todo na minha cara, demorando pra enxergar o óbvio. Até que finalmente consegui.

Comecei eliminando as desculpas. “Ah, meu trabalho me consome muito, fico sempre cansada, não consigo me concentrar nem produzir nada de bom...”. Na real, o que estava me impedindo de me dedicar mais às minhas paixões além da minha falta de disciplina, gerada pelo medo, o perfeccionismo e a autossabotagem? Se são coisas que eu amo fazer, não deveriam ser naturais e prazerosas? Por que tanta cobrança? Ok, talvez esse ano não role de publicar meu futuro best seller, mas por que não começar com uns poemas e pequenos textos pro Insta? Talvez não consiga ler todos os volumes de Les Misérables no original, mas por que não pegar aquele livrinho de contos há tempos jogado na estante? Baby steps. Yes, you can!

Pequenas metas funcionam muito bem. Meter a cara e começar também. Então, me impus o pequeno desafio de ler e escrever todos os dias, ao começar e/ou terminar o dia. Por pelo menos quinze minutos. Se eu tiver mais tempo, melhor ainda. Se não conseguir nem isso, tudo bem, mas vai ser uma exceção. Estou conseguindo e me sinto muito mais realizada.

E você? O que te motiva a acordar? Complete a frase: “Hoje vai ser um dia bom porque...”. Pode ser só um episódio daquela série que você gosta. Aquela conversa boa com a melhor amiga. O almoço em família. Dançar escondido sua música preferida. Colocar maquiagem pra ficar em casa sim, porque te faz bem. Aquele docinho inocente depois da refeição. Pequenos prazeres. Todo mundo tem quinze minutinhos pra se dedicar a algum deles. A vida não começa depois do isolamento (oi, tudo bem, ainda tem uma pandemia rolando, tá, só pra lembrar), depois das férias, depois daquela viagem, depois de conseguir se acertar com Fulano... A vida é hoje, meu bem. E, se a gente não aproveitar, ela vai passar do mesmo jeito. Mas, se for só uma to-do list diária, talvez seja um porre. Ainda é você que vai tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário