domingo, 22 de maio de 2022

Resenha: Vidas roubadas - de quem é a culpa?

 

Em “Vidas roubadas: de quem é a culpa?”, conhecemos a história de Sabrina, estuprada por seu padrasto desde os 13 anos. Infelizmente, tratar-se de uma realidade muito comum, por isso o livro pode servir de alerta a pais e familiares. “Vidas roubadas” é um drama bem construído e realista, que nos faz questionar, de fato, de quem é a culpa. Da vítima, jamais, é claro, apesar de ser comum o abusador tentar culpá-la, afirmando que ela o “provocou”. Por medo da reação da mãe e dos adultos em geral, a vítima tende a silenciar e se recolher. Por isso é importante ficarmos atentos aos sinais: a criança fica cada vez mais calada e desconfiada, desconta suas frustrações nos brinquedos, destruindo-os ou deformando-os, pinta as paredes, faz desenhos mórbidos, etc.

Então, de quem é a culpa? Obviamente, do abusador, um adulto que deveria proteger a criança e não traumatizá-la. Mas também podemos pensar na mãe negligente, que, muitas vezes, prefere ficar ao lado do companheiro, culpabilizando, mais uma vez, a própria filha pelos atos de abuso. As consequências na vida de uma criança/adolescente que sofre abuso são terríveis. Transtornos, evasão escolar, ausência de vida amorosa, insegurança, depressão, tentativa de suicídio e por aí vai... Muitos desses elementos aparecem em “Vidas roubadas”. Sabrina não consegue levar uma vida normal após o início dos abusos e teme que sua irmã menor, Stella, logo se torne uma nova vítima do padrasto. Antes de completar a maioridade, ela já busca trabalhar para ter um lugar onde morar com a irmã.

A trama começa na delegacia de homicídios, o que já nos aponta desde o início que a situação culminará em tragédia. De maneira bastante compacta, já que o livro é curto, Joseli Medeiros nos apresenta o drama da jovem, que conta sua história, parecida com tantas outras, como nos lembra Adam Mattos no prefácio. Alguns dados importantes sobre abusos são apresentados no início de novos capítulos.

Por fim, “Vidas roubadas” emociona, nos faz empatizar com Sabrina e torcer para que ela consiga sair do ciclo tão nocivo de abuso e salvar sua irmã. O livro está à venda pelo site da editora Flyve e disponível também em ebook na Amazon, gratuito pelo Kindle Unlimited.

Nenhum comentário:

Postar um comentário