quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Sala de aula (trecho de Dançando na Varanda)

 Me apaixonei pela sala de aula em 2012, quando obtive uma bolsa de iniciação à docência e comecei a trabalhar no LICOM (Línguas para a Comunidade) da UERJ, graças ao incentivo de uma amiga. Obrigada, Bia. Foi a primeira turma que assumi. Antes disso, havia atuado como monitora no curso de inglês, acompanhando os professores nas turmas, participando das conversações e tirando algumas dúvidas dos alunos. Era diferente porque eu era uma ajudante, e não a responsável pela turma. De repente, estava sozinha nessa função: preparar as aulas, explicar o conteúdo, elaborar as provas e corrigir, tudo era papel meu. Claro, havia a orientação de uma coordenadora, algumas reuniões com os outros bolsistas, onde podíamos trocar. Mesmo assim, foi um novo desafio.

E, pra quem achava que não tinha jeito pra lidar com gente, que seria impaciente e impositiva, aprendi, em sala de aula, a exercer minha autoridade de maneira doce e acolhedora. Todo mundo pode falar. Todo mundo pode sugerir. Todo mundo pode aprender, inclusive eu, com todo mundo. Meus alunos me conquistaram com muita facilidade e acho que posso dizer que a recíproca é verdadeira. Se aprender já era uma paixão, ensinar se tornou rapidamente outra. Pois qual maneira mais efetiva de aprender que transmitir o que se sabe?

(Dançando na Varanda - Nicole Ayres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário