quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Sofrer calada e fugir da dor

 

            Essa semana, ouvi duas frases sobre dor e sofrimento que me fizeram refletir. E não foi em contexto de terapia nem em página motivacional, foi no dia a dia mesmo, na mais completa banalidade da vida cotidiana, de onde extraímos preciosas pérolas, se prestarmos atenção.

            Pois bem, a primeira foi na podóloga. Ela estava desencravando uma unha inflamada – dói, né, você deve saber. E eu não dava um pio! Ficava ali, impassível, apertando a borda do encosto e fazendo só um pouco de careta. Levei bronca. “Tá doendo?”. “Tá”. “E você não fala nada? Vai sofrer calada?”. Menina, esse corte foi mais profundo que o que ela fez na carninha do dedão! Ela explicou, inclusive, que precisava que eu sinalizasse quando doesse pra saber onde a unha estava espetando e poder tirar. Faz sentido, não é? A gente precisa saber onde dói pra eliminar o fator que incomoda. Mas quantas vezes não sofremos caladas, deixando doer mais e mais, sem resolver o problema? É, rapaz, durma com essa agora!

            E ainda tem outra: dias depois, na aula de dança, eu estava tentando aprender a girar o bastão – movimento novo normalmente é motivo de sofrência. Quase consegui fazer, mas doeu a mão. Como já tinha aprendido com a podóloga, dessa vez me manifestei: “Ai, isso dói!”. A professora concordou: “Dói, é assim mesmo! Vai ficar fugindo da dor?”. Outra paulada. Que semana sofrida! Porém, de grandes ensinamentos.

Em resumo: não devemos esconder a dor, mas também não pode fugir dela. Às vezes vai doer mesmo e isso também nos faz crescer. Ninguém vive numa redoma, protegido dos perigos do mundo. Isso não quer dizer que devemos aceitar em silêncio todo sofrimento, como mártires. Sinalize os seus limites, elimine o que incomoda e aprenda o que puder com isso. De nada por essa filosofia de botequim. Depois me conta como você responderia a essas perguntas: “Vai sofrer calada/o?” e “Vai ficar fugindo da dor?”. E aí? Já pensou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário