quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Sobre mulheres sem filhos

 

Sou uma mulher que não quer ter filhos e levanto muito essa bandeira. Agora estou lendo Você tem filhos? Como as mulheres vivem quando a resposta é não, da Kate Kaufmann, um achado da Bienal. Ela fala sobre mulheres que não quiseram ou não puderam ter filhos, seja pelas razões que forem, sua relação com companheiros, amigas mães, e as crianças presentes em suas vidas.

Lembro de uma festinha de aniversário do salão que eu frequento, onde tive a oportunidade de conversar com outras mulheres, inclusive mais velhas, que não tinham filhos e estavam muito bem, obrigada. É raro encontrar um grupo assim, porém cada vez menos raro.

“Mas por que você não quer ter filhos?”, viria algum mala perguntar. O problema dessa pergunta é que ela nunca é feita a uma mulher que quer ser mãe. “Mas você tem certeza de que quer colocar uma criança nesse mundo violento e perigoso?” ou “Não acha que está projetando os seus desejos nessa criança, não seria egoísmo da sua parte?” são perguntas absurdas. Igualmente absurdo é questionar as razões de uma mulher que não deseja ser mãe. Ela é sempre julgada como egoísta, encalhada, e por aí vai.

Se você tem filhos e está feliz com isso, ótimo. Mas se você não tem e está da mesma forma feliz, ótimo também. O mundo já está superpopuloso e não precisa de mim para procriar. Já chegaram ao ponto de me dizer que, por ser filha única, não vou perpetuar o nome da minha família. Tantos problemas no mundo e vou me preocupar logo com isso, que não faz diferença nenhuma pra ninguém.

Mulheres sem filhos não são egoístas, não odeiam crianças e não estão agindo contra a natureza. A única coisa que queremos é respeito em nossa decisão. Respeito é sempre fundamental, e você nem precisa entender as razões do outro para isso.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. Todos devem ser livres e escolher como querem viver suas vidas. Foda é que sempre tem alguém que ou acha que podem nos dizer como viver nossas vidas ou pensam que podem viver a nossa vida melhor do que nós mesmos. Até a próxima leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, cada um sabe da sua vida. Obrigada pelo comentário! =)

      Excluir