domingo, 27 de novembro de 2022

O Grinch da Copa do Mundo

 

Tenho que confessar: sou o Grinch da Copa do Mundo. Conhece o Grinch, aquele personagem que odeia o Natal? Então. Eu odeio futebol. Não assisto a uma partida nem sob tortura. “Mas nem os jogos do Brasil”? Não. “Mas nem na Copa?”. Não. “Mas...”. Apenas desista. É, eu sei, vivo no país do futebol, pentacampeão do mundo, etc. Amo a cultura nacional, não tem nada a ver com isso. Exerço meu patriotismo de outras formas. Agora, futebol... Desculpa. Não dá.

Na verdade, não gosto de esportes em geral. Não faz muito sentido pra mim. O exercício físico que pratico pra me manter saudável é a dança, que tem um valor artístico. Veja bem, não acho que uma coisa é oposta à outra. Você pode gostar de artes E de esportes. Só que eu não gosto. Não me identifico. Sei lá. E, quando eu não gosto de alguma coisa, normalmente não passo nem perto. Quando gosto, sou quase obsessiva. 8 ou 80.

Desconfio que a “obrigação” de gostar de futebol e ter um time tenha me causado esse ranço. Minha família me levava no Maracanã e eu ficava ouvindo música. Sim. Hoje eu não vou nem arrastada pra um jogo. Assim como não obrigo ninguém a fazer algum programa que não queira comigo. Vou sozinha sem o menor problema. Coincidência ou não, meus namorados nunca ligaram muito pra futebol. Ainda bem, porque pra mim a pior frase era “Quando você tiver um namorado, vai acabar torcendo pro time dele”. Apenas pare. Por favor.

Esse texto é somente um desabafo. Se você também não se contagia com a paixão pelo futebol, saiba que não está sozinha/o. Tamo junto! Porém, se você gosta, tudo bem também. Os torcedores poderiam ser um pouco mais discretos, mas vá lá. Há quem goste apenas de socializar, passar um tempo com os amigos e a família, sem ligar tanto pro jogo em si. Eu prefiro me recolher, fazer qualquer outra coisa nessa época. Socializo de outras maneiras, em outras oportunidades. Enfim. A mensagem final e mais importante é: respeite as diferenças. Não fique tentando convencer o outro a curtir algo que não é a dele. Cada um na sua. Vai lá torcer pelo seu time e não enche o saco. Boa Copa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário