quarta-feira, 7 de abril de 2021

Sobre visões de mundo

Não importa o quanto a gente explique, exponha, exemplifique até a exaustão, a outra pessoa jamais vai alcançar por completo o significado daquilo que tentamos transmitir. Ela pode concordar ou discordar, apreender ou distorcer nossas palavras, mas, em sua cabeça, o X que dissemos vai invariavelmente se transformar em Y, W e Z. Isso porque sua visão de mundo é outra.

Somos diferentes. Pensamos, sentimos, fazemos, queremos e precisamos de coisas diferentes. Encontramos muitas afinidades em nossos círculos sociais, porém, em determinados contextos, essas diferenças sempre vão emergir. Então, em vez de tentar convencer os outros que nós, alecrins dourados recém-semeados, é que estamos certos e descobrimos a verdade absoluta sobre a vida, podemos tentar aprender com as pessoas, até mesmo, e principalmente, com as que mais nos incomodam.

É possível emprestar nossos óculos e pegar os dos outros emprestados, só um pouquinho. Você já fez isso? É esquisito, né? Quando a gente coloca no rosto óculos que não são do nosso grau, fica tudo desfocado, embaçado... Deixa ficar, até se acostumar com o desconforto. Depois pega os seus de volta. E tá tudo bem. A vida continua e o aprendizado é o que fica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário